Galeria de Fotos

  • Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa - BURMC

    Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa - BURMC

  • Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa - BURMC

    Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa - BURMC

  • Galeria de Arte Permanente da BURMC

    Galeria de Arte Permanente da BURMC

  • Galeria de Arte Permanente da BURMC

    Galeria de Arte Permanente da BURMC

  • Saguão da BURMC

    Saguão da BURMC

  • Área externa da BURMC

    Área externa da BURMC

  • Parte da Equipe do SIBI

    Parte da Equipe do SIBI

Redes Sociais


Dúvidas Frequentes

►Não sou aluno da UFBA, e encontrei livros interessantes para a minha pesquisa. Posso retirá-los como empréstimo domiciliar?

Para quem não é aluno da UFBA, apenas é possível a consulta local.

►Estou com livros atrasados, pois esqueci de devolvê-los no prazo indicado no momento do empréstimo. Serei penalizado de alguma forma?

Sim. O Regulamento dos Serviços de Empréstimos e Consulta do SIBI prevê o impedimento do usuário ao serviço de empréstimo domiciliar durante o período correspondente aos dias de atraso na devolução do material.

►Como me informar dos endereços e horários de funcionamento das bibliotecas do SIBI?

O usuário deverá acessar o site do SIBI e, no link superior, clicar em ‘Bibliotecas’

►Como renovar livros emprestados pela internet?

O usuário deverá acessar a base de dados Pergamum, disponível no sítio do Sistema de Bibliotecas (www.sibi.ufba.br), para, no link ‘Acesso Usuário’, registrar a matrícula e senha. No sistema, o usuário deverá clicar no item ‘Renovação’ e selecionar os livros que serão renovados.

►É possível acessar remotamente (casa, lanhouse, ou seja, computadores não vinculados à UFBA) o PORTAL DE LIVROS ELETRÔNICOS da UFBA?

Sim, mas o usuário deverá ter vínculo com a instituição. Para o acesso remoto, contatar a Central de Processamento de Dados - CPD/UFBA, através do telefone 71 3283-6100, solicitando o cadastro de acesso ao Portal de Livros Eletrônicos.

►Gostaria de doar livros para as bibliotecas da UFBA. Como proceder?

Primeiramente solicitamos uma listagem que será encaminhada por e-mail para o bcint@ufba.br constando título, autor e ano de cada livro para avaliação. Esta listagem visa a identificar se os assuntos tratados são pertinentes aos cursos ministrados na Universidade, se são atualizados; sempre lembrando ao doador que os mesmos devem estar em bom estado de conservação, ou seja, não devem estar riscados, com folhas soltas ou rasgadas, sujos, outros. Após essa etapa, ao sinalizarmos por e-mail quais livros são de nosso interesse, solicitamos que os selecionados sejam encaminhados com a devida listagem para nosso endereço, que será passado após concluído processo acima.

►O que significa e para que serve o VPN? E como posso fazer para me cadastrar?

A VPN significa Virtual Private Network - Rede Virtual Privada, e possibilita à comunidade UFBA a possibilidade de trabalhar na sua própria residência como se estivesse no seu local de trabalho, oferecendo as mesmas funcionalidades da rede local. O acesso através da VPN UFBA traz uma série de benefícios aos seus usuários, tais como:

. Acesso ao Portal Periódicos da CAPES;

. Acesso aos seus arquivos da rede;

. Utilização de programas de e-mail localmente (Outlook, Eudora etc.)

O acesso Remoto através da VPN é utilizado como serviço disponibilizado a todos os professores, funcionários, alunos de pós-graduação, mestrado, doutorado e iniciação científica da UFBA, mediante solicitação a Divisão de Atendimento da Ufba tel 3283-6126 3283-6127 3283-6157 ou Central de Serviços 3283-6100 fax 3350-9778 ou helpdesk@ufba.br

Quando a sua conexão VPN estiver liberada você deverá fazer a configuração da mesma. Para configuração de cliente VPN, acesse no endereço

Aproveite e assista um VÍDEO com o passo-a-passo de como configurar a VPN.