Ciências Sociais aplicadas (Direito)

BIBLIOTECAS VIRTUAIS DA ÁREA JURÍDICA

 

vLex - https://vlex.com.br/

Base de dados da área jurídica disponível para a comunidade da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (FDUFBA). Ela dá acesso a mais de 100 milhões de documentos e está disponível em 13 idiomas, bem como permite a tradução dos termos de pesquisa e dos conteúdos dos textos para diversas línguas, se tornando uma alternativa de uso durante o tempo de isolamento social. Com a disponibilidade do serviço, discentes, docentes e servidores técnico-administrativos da comunidade FDUFBA podem acessar legislação, jurisprudência, livros e doutrina de mais de 90 países.

 

Biblioteca Digital Jurídica – BDJur - https://bdjur.stj.jus.br/jspui/

Biblioteca Digital Jurídica (BDJur) disponibiliza diversos tipos de documentos jurídicos em texto completo.

 

Rede de Informação Legislativa e Jurídicahttps://www.lexml.gov.br/

Portal especializado em informação jurídica e legislativa. Objetivo de reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.

 

Biblioteca Digital do Senado Federal - https://www2.senado.leg.br/bdsf/

A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 181 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento. O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

 

EUR-Lex - https://eur-lex.europa.eu/homepage.html?locale=pt

A base EUR-Lex oferece acesso gratuito ao direito da União Europeia e a outros documentos de carácter público. Este sítio está disponível nas 23 línguas oficiais da União Europeia. Escolha a língua que prefere na barra de seleção na parte superior da página. Este sítio contém cerca de 2.815.000 documentos, os mais antigos dos quais datam de 1951. A base de dados é atualizada diariamente e todos os anos são acrescentados cerca de 12.000 documentos.

 

Biblioteca Virtual de Direitos Humanos – USP -  http://www.direitoshumanos.usp.br/

A Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo, criada pela sua Comissão de Direitos Humanos, é um serviço que a Universidade de São Paulo coloca à disposição dos interessados, via Internet. A Biblioteca contará com: os textos de Direitos Humanos, elaborados, aprovados e proclamados pelos organismos internacionais e ratificados pelo Governo brasileiro, todos em português; documentos e leis elaboradas pelo sistema Interamericano de Direitos Humanos e pelo Governo brasileiro; referências e textos bibliográficos sobre o tema; com notícias de eventos programados ao longo de 1998, comemorativos dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na USP e fora dela; pesquisas e materiais produzidos pela Universidade de São Paulo sobre Direitos Humanos; endereços de organismos e entidades que atuam na área; toda outra referência ou informação que julgar de utilidade para as universidades, os pesquisadores, os organismos governamentais e não governamentais, as entidades públicas e particulares.

 

Portal da Justiça - https://www.justica.gov.br

O Ministério da Justiça é o departamento governamental que tem por missão conceber, conduzir, executar e avaliar a política de justiça definida pela Assembléia da República e pelo Governo. No âmbito das suas atribuições, o Ministério da Justiça assegura as relações do Governo com os tribunais, o Ministério Público, o Conselho Superior da Magistratura e o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

 

Projeto MUSE - http://muse.jhu.edu/

O Projeto MUSE destaca-se pela ampla divulgação de alta qualidade de conteúdo acadêmico. Através da inovação e desenvolvimento colaborativo, o Project MUSE antecipa as necessidades e fornece recursos essenciais para todos os membros da comunidade acadêmica.

 

Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados - http://bd.camara.gov.br/bd/

A Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados reúne conteúdos informacionais relevantes para as atividades legislativas. Proporciona um acesso confiável e permanente a coleções digitais que contêm publicações editadas pela Edições Câmara, trabalhos de órgãos técnicos da Casa, obras raras e valiosas, produção acadêmica de servidores da Câmara dos Deputados, estudos e notas técnicas das consultorias legislativa e de orçamento. Em sua maioria, os documentos da Biblioteca Digital são de uso aberto. Excetuam-se aqueles que dependem de licença para acesso ou que pertençam, por finalidade, à coleção de uso restrito à Câmara dos Deputados.

 

Busca Legis - http://www.egov.ufsc.br/portal/buscalegis

Biblioteca jurídica virtual, criada em 1997. Vinculada ao laboratório de informática jurídica da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Diário Oficial da União - http://portal.in.gov.br/

Seção 1 - Leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral.

Seção 2 - Atos de interesse dos servidores da Administração Pública Federal.

Seção 3 - Contratos, editais e avisos.

 

Ministério da Justiça Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça - Portugal http://www.dgsi.pt/

Base de dados jurídicas e documentais de Portugal. 

 

Portal Legislação - http://www4.planalto.gov.br/legislacao/

Base de Dados sobre legislação brasileira.